Você foi impedido de embarcar no voo? Você chegou com antecedência ao aeroporto, fez o check-in corretamente e, mesmo assim, não conseguiu embarcar? Isso pode ser um caso de preterição de embarque, e a boa notícia é que você tem direitos garantidos pela ANAC – inclusive compensação financeira imediata.
O que é preterição de embarque?
A companhia aérea pretere o embarque do passageiro mesmo quando ele cumpre todos os requisitos para a viagem. Isso pode acontecer por diversos motivos, como:
- Overbooking (venda de mais passagens do que assentos disponíveis);
- Troca de aeronave por uma menor;
- Problemas operacionais da companhia aérea, dentre outros.
Segundo a Resolução a ANAC, nesses casos, o passageiro tem direito à compensação financeira imediata, além de outras formas de assistência.
O que fazer se você for impedido de embarcar?
Se isso acontecer com você, é necessário tomar algumas providências, como tratamos a seguir:
1. Solicite uma declaração à companhia aérea
Exija um documento por escrito que confirme que você foi impedido de embarcar por preterição, com o motivo do impedimento e o horário da ocorrência. Ela será essencial caso você precise acionar a justiça.
2. Registre tudo
Tire fotos do painel de voos, do portão de embarque, do seu bilhete de embarque, horário exato com prints e qualquer outra evidência que comprove que você estava presente e dentro do horário.
3. Colete dados de testemunhas
Se outras pessoas estiverem na mesma situação, anote o nome, telefone ou e-mail dessas testemunhas. Elas podem ser fundamentais em uma eventual ação judicial.
Quais são seus direitos?
A Resolução nº 400 da ANAC garante ao passageiro impedido de embarcar:
✔ Compensação financeira imediata
✔ Reacomodação ou reembolso
Você pode escolher:
- Ser realocado em outro voo da mesma ou de outra companhia;
- Receber o reembolso integral da passagem, inclusive da taxa de embarque.
✔ Assistência material
Se for necessário aguardar por muito tempo, você também tem direito a:
- Alimentação, de acordo com o tempo de espera;
- Transporte e hospedagem, caso a nova viagem só ocorra no dia seguinte.
Posso entrar com uma ação judicial?
Sim! Mesmo que a companhia aérea pague a compensação financeira, isso não exclui o seu direito de entrar com uma ação judicial por danos morais ou materiais. A compensação prevista pela ANAC tem natureza administrativa, já a indenização judicial trata dos prejuízos pessoais e patrimoniais sofridos, como por exemplo:
- A perda do voo de conexão;
- Fique impossibilitado de comparecer a um evento importante, como um casamento, uma formatura, um batizado, uma entrevista de emprego ou uma cirurgia;
- Sofra prejuízo financeiro, como a perda de um dia de trabalho, a reserva de um hotel ou passeio, o aluguel de um veículo, dentre outros.
Conclusão
Conhecer os seus direitos ajuda você a evitar prejuízos. Em casos de preterição de embarque, agir com rapidez, reunir provas e procurar apoio jurídico são passos fundamentais para garantir uma compensação justa.
Se você passou por isso ou conhece alguém que viveu essa situação, procure um(a) advogado(a) especializado(a).
Eu, iria viajar com
Minhas filhas de 5 e 3 anos para Aruba e meus pais o atestado delas e dos meus pais da vacina da febre amarela estavam ok o meu eu me enganei e fiz em inglês mas estava escrito nacional e não internacional como o deles fui em pedida de fazer o chekin e perdi o voo tive q perder as passagens das minhas filhas como fica isso e perdi 2 dias de hotel mesmo tendo tomado a vacina e o certificado estava na terceira fase na internet
Viajei 2 dias depois com um prejuízo de 6900 só de passagens fora hotel e fora q perdi o único final de semana pra Aruba. Tenho algum direito de indenização da companhia Aérea q se recusou a me ajudar?